quinta-feira, 5 de maio de 2011
Tintim: as personagens.
TINTIM - Adolescente sem família conhecida, exerce a profissão de repórter. Na verdade, podemos considerá-lo mais um aventureiro ou detetive... Apesar de se apresentar sempre disponível, Tintim nunca parte em busca da aventura, sendo ela a colocar-se à sua frente de uma maneira puramente acidental. Corajoso, não hesita em enfrentar as forças do mal, sempre em defesa dos mais fracos, minoritários e oprimidos. Engenhoso e inteligente, Tintim é, pela sua modéstia e pelas suas ações, o contrário de um super-herói.
MILÚ - Fox-terrier dotado de um tom branco fora do normal, é o primeiro companheiro de Tintim, seu ajudante e, no início, o seu único interlocutor. Milú, ao contrário do seu dono, faz certas asneiras, não por vontade própria, mas por curiosidade, guloseima ou mesmo pelo seu instinto de "batalha". Muito fiel a Tintim, segue-o para todo o lado e salva-o de inúmeras armadilhas.
Capitão Haddocke - Aparece nas Aventuras de Tintim de uma maneira bem curiosa: é despistado, impulsivo, generoso, colérico e excessivo no que diz. O seu gosto pelo whisky e o rum é bem visível, tal como são célebres as suas injúrias: palavras patuscas, desprovidas da mínima grosseria, das quais somente a sonoridade é agressiva. Toma um papel paternalista em relação a Tintim.
DUPOND e DUPONT -pretenciosos, despistados e desajeitados, eles são mais infantis que malvados. A sua parecença é extraordinária: se bem que não sejam nem gémeos nem mesmo irmãos, nada os distingue à primeira vista. Só a forma do bigode difere: Dupond com d tem o bigode direito, enquanto que Dupont com t tem o bigode encaracolado nas pontas, tal como explicava Hergé. A sua expressão preferida "Direi mesmo mais..." é o indício do seu comico involuntário: as gaffes e os lapsos fazem-se sempre no plural!
TRIFÓLIO GIRASSOL - Muito distraído, surdo, intuitivo e sentimental ao extremo, Girassol estabelece, através do seu pêndulo, conexões com o real deveras inesperadas e por vezes mesmo tresloucadas. Inicialmente inventor de segunda, mais tarde cientista astucioso, chega mesmo a conceber o foguetão lunar que levará Tintim à Lua. Mais tarde, depois de se ter dedicado à criação de um aparelho de ultra-sons, Trifólio decide dedicar-se à horticultura e à jardinagem.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário