quinta-feira, 5 de maio de 2011
Autor do mês de Maio: Hergé
Georges Prosper Remi (Etterbeek, 22 de maio 1907 — Woluwe-Saint-Lambert, 3 de março 1983), conhecido pelo nome Hergé (iniciais de Remi Georges), foi um escritor, artista, e desenhador de banda desenhada belga francófono. Tornou-se famoso como criador do consagrado e mundialmente conhecido personagem e herói Tintim, nas Aventuras de Tintim, que ele escreveu e ilustrou a partir de 1929 até à sua morte em 1983.
Conhecido como o Walt Disney Europeu, Hergé criou diversos personagens além de Tintim, tais como Jo, Zette e Jocko. Hergé também criou Quim e Filipe (Quick et Flupke), dois meninos miúdos que vivem aventuras urbanas.
Os álbuns de Tintim, como os de outros personagens criados por Hergé, são lidos em mais de 40 línguas pelo mundo fora. O seu estilo influenciou a criação de outros personagens mais famosos dos quadrinhos, como (Astérix, Lucky Luke, Blake & Mortimer e muitos outros). Os álbuns com histórias completas são um marco no desenvolvimento de histórias em quadrinhos. Os álbuns de Tintim são de uma precisão incrível, com todos os detalhes minuciosamente cuidados. Por isso é considerada uma das melhores bandas desenhadas de sempre.
Tintim: a origem do nome.
A teoria corrente indica que Hergé baptizou a sua personagem como Tintim em homenagem ao álbum de Benjamin Rabier escrito em colaboração com Fred Isly, denominado Tintin lutin (1897). O nome Tintim aparece pela primeira vez em 1929, data que pode ser assinalada como a sua nascença gráfica.
A personagem é apresentada, normalmente, como um jovem repórter (cuja idade vai presumivelmente da adolescência até a juventude), de espírito aventureiro e curioso, constantemente envolto em casos de investigação criminosa ou em conspirações políticas, geralmente guiado por uma personalidade descrita como nobre, audaciosa e perspicaz. Muitas das outras principais personagens retratadas nas suas histórias eram baseadas em pessoas reais.
Tintim era desenhado como um garoto de pele clara e cabelos castanhos, apresentando um característico topete que viria a se tornar praticamente sua marca registada. Em praticamente todas as suas histórias, Tintim era retratado vestindo uma blusa de lã azul e umas calças de golfo beges. Porém, dependendo da região do mundo em que se encontrava, ele podia eventualmente trajar as vestimentas típicas daquele local.
In Wikipédia
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário