TRADUTOR

Mostrar mensagens com a etiqueta ilustração. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta ilustração. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 20 de junho de 2017

OFICINAS DE ILUSTRAÇÃO

No mês de junho, o Projeto A Terra da Escrita proporciona às crianças do pré-escolar do agrupamento Oficinas de Ilustração que decorrerão na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço.
Mais uma iniciativa do projeto que muitas atividades proporcionou ao longo do ano letivo para os diferentes níveis de escolaridade.

domingo, 13 de novembro de 2016

TRABALHOS DA TURMA 4B-CES NO ÂMBITO DO MÊS INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES

Ana Carolina e Gabriela
Ana Carolina e Gabriela


Era uma vez um Lobo Mau que se achava capaz de comer todos os animais, Capuchinhos Vermelhos e avozinhas muito duras. Ele dizia querer ser pior e que o escritor lhe tinha dado cabo da reputação.
Antigamente ele sonhava ser tigre e ter os dentes afiados para quando abrisse a boca toda a selva tremer. Um dia, disse ao pai que queria ser tigre, o pai riu-se dele e disse-lhe que se deixasse de sonhos e que era melhor pensar no futuro.
Passado pouco tempo, o pai levou-o à casa de um escritor, que estava em crise, sem ideias, sem inspiração e sem vontade de escrever. Este escritor era velho, olhou o Lobo de cima a baixo, agarrou nele e colocou-o no livro em estava a trabalhar. Quando escrevia soltava espirros que sujavam o Lobo. O escritor foi rápido a escrever o livro, porque o Lobo comeu uma avó e depois veio um lenhador que lhe abriu a barriga com uma faca.
Com a história terminada, o escritor mandou fazer as ilustrações na tipografia, mas o Lobo não gostou, dizia que não era ele.
Com o livro já nas prateleiras da biblioteca, o Lobo continuava a achar a sua vida uma pasmaceira. Cada vez que alguém abria o livro, o Lobo tinha de representar a história do Capuchinho Vermelho. Cansado de representar a história tantas vezes, o Lobo decidiu abandonar o livro e o escritor.
Assim que conseguiu fugir, ele começou a andar pelo mundo, queria ser um Lobo Mau e queria arranjar companheira para construir família.
A vida do Lobo não correu bem. Ele procurou o bosque mas encontrou uma cidade cheia de trânsito. Também encontrou uma menina que ele queria assustar mas não conseguir. Ela até lhe deu carinho e o Lobo voltou a fugir. De seguida, encontrou um cientista que era amigo do ambiente e lhe disse que era um animal em vias de extinção. Mais uma vez o Lobo não gostou. Então, o Lobo resolveu voltar para as histórias, pois sempre assustava os leitores e mantinha a sua identidade.
João Varandas

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

TRABALHOS DA TURMA 3A-CES NO ÂMBITO DO MÊS INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES

O livro "Memórias de um Lobo Mau" fala da ma-fé do lobo. Cada autor faz a história à sua maneira, se quer que as personagens sejam más elas serãoo, se quer que as personagens sejam boas também o serão.
As histórias onde o Lobo tem má-fé são "O Capuchinho Vermelho", "Os Três Porquinhos", "Os Sete Cabritinhos", "Corre Corre Cabacinha" ... Nestes casos, estava zangado com a situação e é mau, tenta enganar as personagens.
As histórias não são reais, são imaginarias. Cada um pode dar asas à sua imaginação e construir uma bela história.
Um dia, o Lobo resolveu abandonar o livro e construir a vida à sua maneira, queria viver a realidade, mas achou-a estranha, pois às vezes as coisas corriam-lhe bem outras vezes não. Experimentou viver na cidade mas não gostou.
Um amigo da natureza resolveu ajudá-lo por ser um animal em vias de extinção e ele ficou revoltado. Resolveu regressar ao bosque onde encontrou o Capuchinho Vermelho que lhe falou com muito carinho, mas ele ficou desconfiado. Gostou da vida do bosque, procurou comida para comer e queria ter uma família feliz.
Como é bem ler livros! Aprendemos coisas novas, ficamos a conhecer mais vocabulário e a nossa imaginação fica enriquecida.
Texto coletivo


Bruno Mendes



Martim Rebelo

Afonso Rasteiro


Martim Nunes

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

quarta-feira, 6 de abril de 2016

ENCONTRO COM ILUSTRADOR RUI CASTRO





O ilustrador Rui Castro esteve no Centro Escolar da Sequeira e dinamizou com os alunos de 2.º, 3.º e 4.º anos sessões de ilustração que muito agradaram a alunos e professores.
Os desenhos apresentados resultaram das três sessões realizadas.