TRADUTOR

Mostrar mensagens com a etiqueta educação literária. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta educação literária. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 4 de maio de 2017

A MAIOR FLOR DO MUNDO

A biblioteca recebeu os alunos do 4.º ano que assistiram à visualização da adaptação da obra "A Maior Flor do Mundo" de José Saramago. A seguir, foi narrada a história e identificadas semelhanças e diferenças entre as duas obras.
A história mostra como a persistência e determinação nos permitem alcançar objetivos e a imortância dos afetos sinceros nas relações humanas.





sexta-feira, 28 de abril de 2017

CONTOS E MAIS CONTOS ...

Uma vez mais a Biblioteca Escolar foi a Carpinteiro e levou O Elefante cor-de-rosa que saiu do seu planeta destruído e, com a ajuda de um cometazinho, viajou e aterrou na imaginação de um menino e A Girafa que comia estrelas  que, juntamente com a galinha-do-mato, Dona Margarida, salvou a savana da morte.
As histórias enriquecem pelas ideias, pelos afetos e pelos ensinamentos.

quinta-feira, 23 de março de 2017

ROBERTICES

A leitura é uma forma de brincar e brincar no conto de histórias é um critério para entrar no mundo da fantasia e do jogo do faz-de-conta. 
Hoje, na Biblioteca Escolar do Centro Escolar da Sequeira estiveram os alunos do 3.º ano de escolaridade e ouviram falar de tradições: os teatros itinerantes, os robertos, o uso da imaginação em prol da brincadeira, ou seja, o uso da casca de noz como um barco, das folhas de árvore como um peixe, dos fósforos como pessoas, carreiros de cadeiras como comboios ... o limite era a imaginação e criar era uma obrigação se se queira brincar.
Recorrendo ao avental de histórias e a alguns robertos, chegou junto dos alunos a versão de Luísa Dacosta das histórias da "Carochinha" e do "Freguês Caloteiro".

sexta-feira, 17 de março de 2017

HISTÓRIA COM RECADINHO

História com recadinho da autoria de Luísa Dacosta foi apresentada aos alunos de 4.º ano de escolaridade. Esta obra leva-nos até ao mundo da infância e faz-nos crer que existem seres para além daquilo que os nossos olhos vislumbram. Quando quase caímos, quando quase escorregamos, quando quase ... , parece que, de súbito, alguém nos acode. 
Uma bruxinha socorre-se da invisibilidade para poder estar no Reino dos Homens sem sentir a rejeição, pois o preconceito existe junto dos seres-humanos.
Obra poderosa que nos alerta para a importância da oportunidade nas relações humanas e nos mostra, como o povo já dizia, que "Quem vê caras não vê corações" ou "As aparências iludem". Logo, não nos devemos deixar levar pelo exterior, deixando que o interior de cada um se manifeste.
Cada história tem sempre um bom ensinamento e faz pensar miúdos e graúdos!
A sessão de leitura terminou com um jogo de associação que resultou numa síntese da história.

sábado, 25 de fevereiro de 2017

ISTO OU AQUILO ...




"Isto ou Aquilo" de Cecília Meireles conduz-nos ao mundo do sonho. Proposta pela Educação Literária das Metas Curriculares, professores e Biblioteca Escolar selecionaram as poesias "Meninas", "Sonho de Olga", "Sonhos de Menina" e "A Bailarina" para explorarem com os alunos de 2.º ano de escolaridade.
A atividade terminou com a produção de acrósticos, tendo por base as poesias "A Bailarina" e "Meninas".


 

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

A OVELHINHA PRETA


Os alunos do 1.º ano de escolaridade, no âmbito da Educação Literária proposta pelas Metas Curriculares, ouviram a história "A Ovelhinha Preta" de Elizabeth Shaw. 
A obra apresenta uma ovelhinha preta que, destoando num rebanho todo branco, queria ser igual a todas as outras ovelhas, pois não percebia o quanto era especial. Sentia-se rejeitada pelo Piloto, o cão de guarda, que queria obediência e disciplina e não inteligência. Contudo, a ovelhinha preta era inteligente e gostava de pensar por si mesma, atitude que desagradava ao Piloto. 
De forma a controlar a situação, o cão tenta que o pastor a venda, mas sem sucesso, pois este tem grandes planos para a sua ovelhinha preta. 
A atividade terminou com um jogo de associação que resultou no resumo da história.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

AS FADAS VERDES

Os alunos do 3.º ano de escolaridade do Centro Escolar da Sequeira ouviram e exploraram as poesias "Silêncio", "Cortar", "Amor", "Alegre Menina", "A Borboleta" e "A Sandália de Setembro" da obra "As Fadas Verdes" de Matilde Rosa Araújo. Obra que personifica a natureza, apresentando as suas valências e sofrimentos.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

BICHOS, BICHINHOS E BICHAROCOS

Os alunos do 2.º ano ouviram e contaram as histórias presentes nas poesias "Macacos", "Estrelinha" e "Sapo, Sapinho" de Sidónio Muralha, integradas na obra "Bichos, Bichinhos e Bicharocos". 
Poesias que pela rima e melodia nos encantam e que se aproximam da fábula pelas suas personagens que vivem histórias que refletem comportamentos e vivências humanas: a estrelinha desobediente, o sapo vaidoso e o macaco zangado.
A atividade culminou com um jogo de associação. Pretendia-se a associação da imagem do animal ao respetivo som (onomatopeia e palavra onomatopaica).

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

AQUELA NUVEM E OUTRAS

Os alunos do 1.º ano deslocaram-se à Biblioteca Escolar para ouvirem poemas da obra de Eugénio de Andrade "Aquela Nuvem e outras": "O Inverno", "O Verão", "Adivinha" e "O Pastor".
A atividade culminou com a produção de acrósticos pelos alunos.















bibeb23sequeira's DESENHOS album on Photobucket

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

O BEIJO DA PALAVRINHA

No âmbito do Projeto Metas @ Ler que pretende ir ao encontro da Educação Literária proposta pelas Metas Curriculares de Português, os alunos do 4.º ano de escolaridade assistiram à narração e exploração da história "O Beijo da Palavrinha" de Mia Couto. 
A história não apresenta um fim convencional. Presenteia-nos com uma riqueza afetiva e uma valorização da imaginação num mundo onde há muito pouco e onde, por vezes, a morte surge como uma libertação e onde a esperança é poderosa na sobrevivência.

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

A ARCA DO TESOURO

Os alunos do 3.º ano de escolaridade ouviram, por Luís Miguel Cintra, o conto musicado por Eurico Carrapatoso e ilustrado por João Fazenda, "A Arca do Tesouro" de Alice Vieira.  Obra onde os gestos simples e silenciosos enviam mensagens poderosas.
O inverno e o verão surgem como elementos caracterizadores das personagens, revelando uma família como tantas outras onde o dinheiro escasseia e influencia o ambiente familiar. Neste contexto invernoso, a avó surge como um elemento apaziguador, veraneante, consolando a Maria em momentos mais conflituosos e de rejeição. A caixa azul, à semelhança do diário, é uma confidente dos bons e dos maus momentos.
A atividade terminou com a canção interpretada por Manuela Azevedo dos Clã.

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

ELEFANTE COR-DE-ROSA

O elefante cor-de-rosa partilhou com os alunos de 2.º ano as alegrias do seu planeta. No entanto. a tristeza chegou, o sofrimento entrou no coração, consequência dos acontecimentos trágicos e da solidão. Com a ajuda de um cometa desceu à Terra na imaginação de um menino, onde estará a salvo da maldade do Homem. 
A atividade terminou com um jogo de associação que facultou uma síntese da história.

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

MAIS LENGALENGAS ...

Os alunos do 1.º ano de escolaridade ouviram e repetiram algumas lengalengas de Luísa Ducla Soares. 
A atividade continuou com um jogo de associação que tinha como objetivo fazer pares de palavras que rimam e com elas construir frases.

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

SOMBRAS CHINESAS


Os alunos do 3.º ano assistiram à narração do conto "Sombras Chinesas" de António Torrado, inserido na coletânea "Mercador de Coisa Nenhuma", com recurso às sombras chinesas, tendo como fundo uma melodia tocada com a flauta. Trata-se de uma explicação de António Torrado para a existência das sombras chinesas.
Ouviram também a lenda chinesa que coloca o imperador Wu Ti a exigir ao mago da corte que fizesse renascer das sombras a sua falecida esposa. Com o intuito de corresponder ao pedido do imperador, o mago produz a silhueta de uma figura feminina, que movimenta, ao som da flauta, por detrás de uma cortina de linho branco, contra a luz do sol, dando, ao imperador, a sensação de estar perante a sua esposa.
Os alunos tiveram oportunidade de experimentar fazer alguns animais usando as suas mãos.

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

O MENINO RECOMPENSADO

Os alunos do 4.º ano assistiram à narração do conto "O Menino Recompensado" de António Botto, inserido na coletânea "Histórias do Arco da Velha".
Henrique é um menino que muito tem para ensinar. Uma criança capaz dos maiores sacrifícios por amor à mãe, generoso, prestável, educado, que nos ensina a importância da recompensa pelo mérito e que, por vezes, ambicionamos coisas das quais não precisamos.

A GIRAFA QUE COMIA ESTRELAS ... OLÍMPIA


Os alunos do 2.º ano assistiram à narração do conto "A Girafa que comia Estrelas". 
Com Olímpia, uma vez mais, comprovaram a importância da água na sobrevivência das espécies, no equilíbrio do ecossistema e o processo inerente ao ciclo da água.
Deram-se conta das consequências drásticas da escassez de água e dos benefícios de uma boa amizade.

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

CORRE CORRE CABACINHA

    
A narração de histórias é um hábito muito antigo e na sua origem está uma tradição oral que possibilitou a passagem de muitas histórias de geração em geração, possibilitando o registo e fazendo-as chegar aos nossos dias. Foi o que aconteceu com o conto popular "Corre corre cabacinha" que hoje chegou, pelas palavras de Alice Vieira, Eva Mejuto e Aldolfo Coelho às crianças do 1.º ano. Dada a sua natureza oral, esta história apresenta várias versões. Após a apresentação das três versões, foi solicitado às crianças a separação de imagens em função de cada versão para que recontassem cada uma delas.

quinta-feira, 5 de maio de 2016

SOMBRAS CHINESAS

No âmbito da Educação Literária proposta pelas Metas Curriculares de Português, os alunos do 3.º ano assistiram à narração da história Sombras Chinesas in "Marcador de Coisa Nenhuma" de António Torrado.
Fu-Hi convivia com as suas sombras que eram verdadeiras "recordações vivas". Uma tentativa de evitar a solidão e a loucura.
Os alunos tiveram oportunidade de tentar, com as suas mãos, fazer coelhos, cisnes, águias, cães, veados e até elefantes.

quinta-feira, 28 de abril de 2016

HISTÓRIA COM RECADINHO

No âmbito da Educação Literária proposta nas Metas Curriculares, os alunos do 4.º ano assistiram a uma atividade que teve por base "História com Recadinho" de Luísa Dacosta.
Os alunos conheceram uma bruxinha alegre e bondosa que nasceu num mundo de escuridão e que só queria fazer o bem e ter amigos. Contudo, é alvo do preconceito dos homens. 
História que alerta para a importância do interior em detrimento do exterior.
A atividade culminou com um jogo que exigia a associação de partes de frase, resultando no resumo da história.

quinta-feira, 14 de abril de 2016

O ELEFANTE COR-DE-ROSA

O elefante cor-de-rosa aterrou na cabeça dos alunos do 2.º ano do Centro Escolar da Sequeira.  Com o seu exemplo, mostrou-lhes como o descuido pode conduzir à destruição do planeta e como a solidão pode ser terrível.
História que. entre a imaginação e a realidade, toca temáticas como a poluição, a caça furtiva, a amizade, a solidão, a cooperação ...