TRADUTOR

Mostrar mensagens com a etiqueta contos. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta contos. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 14 de março de 2016

LES TROIS OURS

No âmbito da Semana da Leitura, o professor Conde, em colaboração com a Biblioteca Escolar, levou os alunos do 8.º A à Biblioteca Escolar para narrarem em francês o conto tradicional "Os três Ursos" que obteve a primeira versão escrita pelo autor inglês Robert Southey. Estiveram a assistir alunos do 9.º C/ D.

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

A ARCA DO TESOURO







Os alunos do 3.º ano ouviram o conto musical de Alice Vieira que reflete a vida em família e os seus constrangimentos. Maria sofria com "a voz de inverno" do pai e da mãe, sempre apresados. Com a avó era sempre verão.

Ouviram e cantaram a canção:


Ou se tem chuva e não se tem sol
Ou se tem sol e não se tem chuva
Ou se calça a luva e não se põe o anel
Ou se põe o anel e não se calça a luva
Quem sobe nos ares não fica no chão
Quem fica no chão não sobe nos ares
É uma grande pena que não se possa estar
Ao mesmo tempo nos dois lugares
Ou guardo o dinheiro e não compro o doce
Ou compro o doce e gasto o dinheiro
Ou isto ou aquilo, ou isto ou aquilo
E vivo escolhendo o dia inteiro
Não sei se brinque, não sei se estudo
Se saio correndo ou fico tranquilo
Mas não consegui entender ainda
Qual é melhor se é isto ou aquilo
Se é isto ou aquilo, ou isto ou aquilo


Canção cantada por Manuela Azevedo do grupo “Clãs”

NÃO VI VELHA NEM VELHINHA ...

Os alunos do 1.º ano conheceram a velha de Alice Vieira de Corre, corre cabacinha, que inteligentemente escapou ao lobo esfomeado. 
Como quem conta um conto acrescenta um ponto, ouviram também a versão de Eva Mejuto e de Adolfo Coelho, que nos apresenta uma velha pouco prudente.

domingo, 1 de novembro de 2015

HALLOWEEN COM UMA BRUXA ESPECIAL DE FRANÇOIS RUYER

As crianças do pré-escolar do Centro Escolar da Sequeira conheceram uma bruxa especial, a Emília, que se esforçava para não ajudar os outros e para ser má. 
Por vezes, cedia ao amor e à amizade que entrava no seu coração, ajudando e acarinhando as crianças, mas recusava um agradecimento, pois não queria reconhece que era boa.
Um dia, rendeu-se aos encantos das crianças e juntou-se a elas.


segunda-feira, 12 de outubro de 2015

LEITURAS NA BIBLIOTECA


Os alunos do pré-escolar, 1.º e 2.º ciclos têm passado pela Biblioteca Escolar para assistir a sessões de conto de histórias, que incluem Um Lobo Culto de Pascal Biet, Uma Raposa na Biblioteca de Lorenz Pauli e o conto tradicional português Ti Miséria.

quarta-feira, 27 de maio de 2015

ENCONTRO COM CONCEIÇÃO VICENTE

Os alunos do 5.º ano de escolaridade estiveram com a escritora Conceição Vicente, autora de livros como "Rimar e Cantarolar", "O Moleiro e as três árvores", "O lavrador e o lobo", "entre outros ...
Parte das obras da escritora são criadas no âmbito de uma parceria com a Câmara Municipal de Águeda com o intuito de recolher contos tradicionais da região.
Foi uma atividade animada, partilhada e cheia de histórias e brincadeiras.
Iniciou com a recitação de poesias pelos alunos e culminou com a narração de histórias pela escritora que encantou os alunos.

quarta-feira, 13 de maio de 2015

HISTÓRIAS COM HUMOR

 

As crianças do JI do Centro Escolar assistiram ao conto das histórias O caso dos rabos trocados  de Peter Bently, tentativa de justificação humorística dos diferentes tamanhos de cauda dos cães  e Obrigado por tomares conta dos nossos animais de estimação de Tim Hopgoog que procura com algum humor mostrar às crianças porque não se deve ter animais selvagens em casa.

MINIMEL - AUTORIA DO 5.º B DA ESCOLA BÁSICA CAROLINA BEATRIZ ÂNGELO

Ao longo do ano letivo, o 5.º B da Escola Básica Carolina Beatriz Ângelo, no âmbito da disciplina de português e em colaboração com a biblioteca escolar, criou uma história e ilustrou-a nos tempos livres. Este trabalho culminou num ebook. 



terça-feira, 17 de março de 2015

CICLO DE CONTOS / DIA 2



Com o intuito de dar continuidade ao Ciclo de Contos, as crianças do JI e os alunos do 1.º ciclo tiveram oportunidade de assistir à história O Corvo e a Raposa adaptada por Ana Oom da fábula O Corvo e a Raposa de La Fontaine.

domingo, 15 de março de 2015

CARLOS ALBERTO SILVA NO CENTRO ESCOLAR DA SEQUEIRA

 

Todas as crianças do AES se encontraram com o escritor e professor bibliotecário Carlos Alberto Silva que dinamizou sessões de leitura, recorrendo a diversas técnicas de narração oral, nomeadamente o kamishibai, o teatro de papel, as fichas de contar ... 

quinta-feira, 12 de março de 2015

RESULTADOS DO CONCURSO DE CONTOS PROMOVIDO PELA BMEL

2º Prémio: Francisco Vaz Monteiro | Centro Escolar da Sequeira, 4º c

Parabéns a todos os participantes!

SEMANA DA LEITURA




No âmbito da Semana da Leitura, têm sido dinamizadas com o 2.º e 3.º ciclos atividades, que decorrerão até final do período letivo, recorrendo aos contos Os três cabelos de oiro do Diabo, O Homem da Pele de Urso e A Mesa, o Burro e o Cacete Maravilhoso dos irmãos Grimm. 

quarta-feira, 4 de março de 2015

A RAPOSA NA BIBLIOTECA




A biblioteca escolar foi visitada pelo rato, pela raposa e pela galinha e ensinaram às crianças do JI como é que as amizades mais improváveis  podem acontecer. 
O rato ensinou-lhes o que podem fazer na biblioteca, o que lá podem encontrar e como se devem comportar num espaço tão especial.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

ENCONTRO DO PRÉ-ESCOLAR COM CARLOS ALBERTO SILVA - 13 DE MARÇO











O autor é professor bibliotecário, escritor, contador e formador. Tem publicado diversos textos em jornais e sítios da internet, além de obras de ensaio e livros para a infância, dos quais destacamos:
O livro das palmas
Nesta fábula, em verso, sete insetos disputam entre si um campeonato de saltos. Como nem sempre usam as melhores estratégias, vão recebendo do público os aplausos à medida do seu desempenho.

Ó Simão, seu trapalhão, já armaste confusão!
Simão é um menino como os outros. Excepto numa coisa: é curioso e um pouco desastrado. Às vezes, mete-se em aventuras perigosas. É pois esta uma história que, em verso e com sentido de humor, alerta para as consequências dos acidentes domésticos, sobretudo quando os meninos não levam a sério os conselhos dos mais crescidos.

O urso que perdera o coração
Fábula sobre as emoções, é uma história de perseverança e coragem. Animais decidem ajudar um urso solitário e mal-humorado a voltar a ser feliz.
Recomendado pelo PNL para  o 2.º ano.
Sete pulgas pequeninas
Nesta divertida fábula, sete pulguinhas birrentas tentam chegar à praia sem ser pelos seus próprios pés. A maioria das soluções encontradas não dá o resultado desejado. Até que conseguem os seus intentos, mas faltam à promessa dada... e sofrem as consequências... 

Mais informações

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

O BEIJO DA PALAVRINHA DE MIA COUTO


Imagem intercalada 1
Os alunos do 4.º ano de escolaridade, no âmbito da Educação Literária das Metas Curriculares assistiram à narração da história "O Beijo da Palavrinha" de Mia Couto compadecendo-se com a vida de Maria Poeirinha, uma "menina que nunca tinha vista o mar" e que "tinha sonhos pequenos".  No leito de morte, na impossibilidade de ir ver o mar o irmão Zeca Zonzo fá-la "ler" o mar.
Uma menina que se libertou da pobreza, da fome e da doença pela morte, sendo "beijada pelo mar. E se afogou numa palavrinha".

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

EU SOU MAIS FORTE

As crianças do JI do Centro Escolar da Sequeira conheceram o forte lobo que se passeava pela floresta e se vangloriava, junto do coelho, dos sete anões, do Capuchinho Vermelho e dos Três Porquinhos, por ser o mais forte do bosque. Toda essa coragem se desvaneceu quando conheceu a mãe de um pequeno dragão. 
As crianças perceberam que a coragem e autoconfiança que manifestamos depende do adversário.
 

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

O MENINO RECOMPENSADO



Os alunos do 4.º ano de escolaridade assistiram à narração e exploração da história "O menino Recompensado" in Histórias do Arco-da-Velha de António Botto, proposta pela Educação Literária das Metas Curriculares. Conheceram o menino Henrique, generoso, persistente e paciente, que passou por muitas provações, ultrapassando muitos obstáculos para alcançar o seu objetivo, sem, contudo, se esquecer de ajudar os outros durante todo o processo. Esta história apresenta um cariz edificante e moralizante na medida em que transmite as ideias da importância da persistência e da coragem no alcance de um objetivo, do amor filial e das recompensas pelo mérito.

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

HISTÓRIAS ESCRITAS NA CARA


Com o intuito de preparar a receção à escritora Isabel Zambujal, os alunos de 1.º ciclo do Centro Escolar da Sequeira assistiram à narração de Histórias Escritas na Cara, conhecendo o quantas histórias o rosto da avó Joaquina tem para contar.
Cada marca do rosto conta uma história que encanta a menina Clara: a história das amoras silvestres, do tremor de terra, do incêndio, da macaca ... um sem número de memórias.

ARCA DO TESOURO

Os alunos do 3.º ano, no âmbito da educação literária proposta pelas Metas Curriculares de português, assistiram à narração do conto A Arca do Tesouro de Alice Vieira. Constataram o quanto as vicissitudes da vida podem afetar o ambiente familiar e condicionar as relações entre pais e filhos e como os avós podem ter um papel conciliador.
Maria recebeu uma arca do tesouro pronta a receber todos os seus segredos e desabafos.


quarta-feira, 12 de novembro de 2014

CORRE CORRE CABACINHA ...

Os alunos do 1.º ano do Centro Escolar da Sequeira assistiram ao conto de três versões da mesma história: Corre, Corre Cabacinha de Alice Vieira, A Velha e os Lobos de Adolfo Coelho e Corre, Corre Cabacinha de Eva Mejuto. 
Após o contacto com as três versões, os alunos identificaram semelhanças e diferenças entre elas, inferindo as características inerentes à origem dos contos tradicionais: a vertente oral. 
Verificaram que a base da história permanece (a velha, o lobo, a cabaça, uma festa de família, o coadjuvante da velha, a tentativa da velha em escapar ao lobo, a lengalenga), contudo cada autor lhe dá um cunho pessoal, como quem diz quem conta um conto acrescenta um ponto.

Não vi velha, nem velhinha
Não vi velha, nem velhão
Corre, corre cabacinha
Corre, corre cabação.