TRADUTOR

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

DIA INTERNACIONAL DO PONTO

Dia 15 de setembro é a data do aniversário da primeira edição do best-seller O ponto (em inglês: The Dot), da autoria do ilustrador norte-americano Peter H. Reynolds.
Em 2009, um grupo de educadores passou a comemorar a data como o Dia Internacional do Ponto – um dia especialmente destinado a que os alunos de diversos níveis de ensino explorem histórias de coragem, criatividade e autoestima.

O ponto conta a história de uma professora que encoraja uma aluna relutante, de maneira surpreendentemente criativa. No livro de Reynolds, a professora desafia a resistente Vera, que diz não saber desenhar, a “fazer a sua marca”. O processo da menina inicia-se com um simples ponto num pedaço de papel. Encorajada pela professora, ela inicia uma jornada de autoconhecimento, que faz a sua criatividade aflorar e, por fim, inspirar os demais colegas.

«O ponto, mais do que qualquer outra coisa, celebra o poder do professor que estimula a criatividade dos seus alunos», explica Reynolds. «Apesar de vivermos num mundo focado em processos e resultados, professores criativos sabem como despertar o interesse dos alunos, ajudando-os na busca de saídas originais para os seus desafios - exatamente como a minha professora do sétimo ano, a senhora Matson, fez comigo quando me ajudou a ‘ligar os pontos entre a matemática e a arte', o que mudou a minha vida para sempre».

O livro foi editado em dezenas de línguas, incluindo a portuguesa, sendo a Bruaá a sua editora em Portugal (http://www.bruaa.pt/loja/o-ponto/)

O evento tem seguidores de todas as partes do mundo que se reúnem nas redes sociais e trocam experiências através do Skype, do Pinterest, do Twitter (#DotDay) e do Facebook.

De acordo com as palavras do autor, «o verdadeiro guia para celebrar o Dia Internacional do Ponto é a perceção de cada um sobre a mensagem do livro».
«A criatividade deve falar mais alto e qualquer forma de expressão vale, seja criando um ponto, fazendo uma exposição, ajudando os colegas a criar uma galeria de arte, criando uma animação, escrevendo uma história sobre coragem, compondo uma canção, participando num passeio para tirar fotos e relacionar pontos em comum com o seu mundo, dançando, apresentando uma peça sobre o livro O ponto
Seja como for, o importante é fazer o quea imaginação mandar! Por isso, o lema do evento é «Faz a tua marca e vê onde ela te leva».

Este desafio foi colocado a todos desde o pré-escolar ao 5.º ano de escolaridade.

Trabalhos dos alunos de 5.º ano



Sem comentários:

Enviar um comentário