TRADUTOR

sexta-feira, 25 de março de 2016

O BALÃOZINHO VERMELHO DE IELA MARI

História produzida a partir das ilustrações de "O balãozinho vermelho" de Iela Mari










História 1: 
Quando o Leandro arrumava o seu quarto, encontrou um balãozinho vermelho. Ele decidiu ir para o jardim brincar com o balão. Pegou nele e começou a enchê-lo até ficar muito grande. Mas o balão escapou-se-lhe das mãos e o Leandro ficou de boca aberta. O vento levou-o para o cimo de uma árvore e ficou preso num ramo.
Leandro olhou para o ramo e imaginou uma maçã vermelhinha e saborosa. O balão, semelhante a uma maçã, soltou-se do ramo e foi parar a um lugar onde havia pedras, flores e folhas.
- Que coincidência encontrar uma borboleta vermelhinha da cor do balão e da maçã!
A linda borboleta voava por entre as folhas e as flores, pousando numa flor caída, dando origem a um trevo.
No bosque, Leandro fixou o trevo avermelhado, pegou nele e levou-o para lhe dar sorte. Começou a chover e ele pediu ao pequeno trevo que se transformasse num guarda-chuva para poder ir para casa.

Ana Filipa Lourenço, 3B
Centro Escolar da Sequeira

História 2:
Era uma vez um menino chamado Zé Maria. Vivia numa pequena aldeia chamada Azinhaga. Era alto, simpático e muito brincalhão. Aquilo que mais gostava de fazer era magia! Gostava muito de transformar tudo em que tocava.
No dia em que o Zé Maria festejava o seu aniversário recebeu pastilhas de morango, as suas favoritas. Começou a mastigar uma e fez uma bola. Ficou surpreendido pois nunca tinha feito uma daquele tamanho! Tinha começado por fazer uma pequenina que se transformou numa enorme. Parecia mesmo um balão!
Zé Maria ficou espantado, a sua pastilha tinha-se transformado numa bola voadora. Graças aos poderes mágicos do Zé ganhou um fio e transformou-se num verdadeiro balão.
Certo dia, o fio transformou-se no pau de uma bela maçã vermelha. Era o paraíso vermelho! No dia seguinte, o vento como era muito forte, deitou a maçã ao chão. Graças a uma pedra, a maçã partiu-se e transformou-se numa linda borboleta.
A magia do Zé andava mesmo pelo ar. A borboleta começou a ganhar uma forma esquisita … Finalmente, num prado triste e sem cor pousou a borboleta e transformou-se numa flor de cor vermelha. Quando a magia parecia acabar, pois a flor estava a murchar, o Zé pegou-lhe rapidamente com muita delicadeza. Entretanto o vento e a chuva surgiram e a flor transformou-se num belo guarda-chuva vermelho.
Este grande guarda-chuva protegeu o menino Zé que adorou toda esta magia.

Mariana Filipe, 3C
Centro Escolar da Sequeira

História 3:
O Luís foi ao café comprar uma pastilha e com ela fez um balão.
O balão voou, voou até parar numa árvore, transformando-se numa maçã. Caiu do ramo e transformou-se numa borboleta muito colorida. A borboleta foi parar a um campo cheio de flores e transformou-se numa flor.
Por fim, uma menina chamada Catarina apanhou a flor e fez dela um guarda-chuva muito giro.

Ana Rita, 3C
Centro Escolar da Sequeira


A PESCA DE BEATRICE RODRIGUEZ

História produzida a partir das ilustrações de "A pesca" de Beatrie Rodriguez










História 1:
Era uma vez uma galinha chamada Silvina, que vivia com a raposa Sorridente e o Caranguejo Pinças. Eram amigos inseparáveis.
Certo dia, a Sorridente reparou que não havia nada para comer. Silvina, a mais aventureira, decidiu ir com o Pinças procurar comida. E assim foi, Sorridente tomaria conta do ovo da sua amiga enquanto os dois pescavam. Sentaram-se numa rocha com muita paciência à espera que o peixe mordesse o isco. Passadas algumas horas, pescaram um peixe bem gordinho. À espreita estava uma águia que os arrastou aos três até ao seu ninho. Lá dentro estavam três passarinhos esfomeados. Depois de muito lutar conseguiram livrar-se e caíram ao mar. Um monstro marinho precipitou-se para eles e tentou roubar-lhes o seu peixe. Lutaram, lutaram e conseguiram vencê-los. Arrastaram-no até à costa e muito felizes correram para cantar a boa notícia.
Encontraram um cenário assustador, o ovo estava partido e quando se dirigiram para a amiga raposa viram que um pintainho tinha nascido.
Essa noite, festejaram com um churrasco a amizade das três. E viveram felizes para sempre …
Joana Pedro, 3C
Centro Escolar da Sequeira

História 2:

Um dia, uma galinha chamada Miquelina pôs um ovo e pediu à sua amiga raposa para cuidar do ovo enquanto ia pescar.
Estava Miquelina sentada num rochedo e de repente sentiu a sua cana de pesca mexeu-se. Era um peixe enorme! Passados alguns minutos uma gaivota agarrou o peixe, mas a galinha para não o perder nunca largou a cana. Andou pelo ar … andou pelo mar e ao ninho da gaivota foi parar.
Depois ela atirou-se ao mar mas o cheiro do peixe atraiu um monstro marinho que andava ali por perto, mas a Miquelina não conseguiu escapar e o monstro agarrou o peixe. A galinha que era corajosa, amarrou a cama de pesca à volta da boca dele e ele acabou por cair na praia.
A galinha, quando chegou a casa, viu o ovo partido e ficou tão furiosa que quase batia na raposa. A raposa disse à Miquelina que o seu filho estava vivo e de saúde. Então, fizeram uma festa a desejar as boas vindas ao seu filho.
Maria Miguel Monteiro, 3C
Centro Escolar da Sequeira

LADRÃO DE GALINHAS DE BEATRICE RODRIGUEZ

História produzida a partir das ilustrações de "O Ladrão de Galinhas" de Beatrie Rodriguez





O urso e o coelho acordam de madrugada. Enquanto comem, uma raposa rouba uma galinha e eles começam a gritar a chamar por ela. Todos correm atrás da raposa. Dia e noite, sempre a correr até que chega o momento em que ficam cansados e param para dormir.
De manhã voltam a andar atrás da raposa, sobem uma montanha, mas chega o momento em que a raposa se enfia por um túnel e ninguém consegue entrar. Passam lá a noite toda.
De manhã, a raposa acorda e foge num barco. Os três amigos vão atrás dela.
Chegam a casa da raposa todos molhados e veem a raposa com a galinha. Derrubam a porta e encontram os animais a beber chá e começam a discutir, mas de repente a raposa convida-os a beber chá e ficam todos amigos. 
Então o urso, o coelho e o galo deixam a raposa ficar com a galinha.


Gabriela Martins Ferreira 3B,
Centro Escolar da Sequeira

sexta-feira, 18 de março de 2016

EM ABRIL NA TUA BE


Adaptação de
"Percy Jackson e os Ladrões do Olimpo" de Rick Riordan
http://nlstore.leya.com/leya_online/2015/images/gif_transparente.gif

LÊ A PERGUNTA DÁ A RESPOSTA - MARÇO


1. ALBERT UDERZO e RENÉ GOSCINNY
2. PORTUGUESA
3. QUINO (Joaquín Salvador Lavado Tejón)
4. MILU
5. ANGOLA/ GUINÉ-BISSAU/ CABO VERDE/ SÃO TOMÉ E PÍNCIPE/ MOÇAMBIQUE
6. LUA
7. TERRA
8. ALEXANDER GRAHAM BELL
9. ... QUE DOIS A VOAR
10. DANÇAR

ESCRITOR DO MÊS MARÇO - BARRIE

SESSÃO DE CONTOS COM CLARA HADDAD

As crianças do JI deslocaram-se à BMEL para uma atividade especial, uma sessão de contos com a contadora de histórias Clara Haddad que foi ao encontro do agrado de todos os que assistiram.

CICLO DE CONTOS MUSICADOS - DIA 5

A Semana da Leitura concluiu com a história "A formiga e a neve" de Ana Oom para todos os alunos do Centro Escolar (pré-escolar e 1.º ciclo).
A semana terminou com muita alegria e entusiasmo por parte de todos os participantes: dinamizadores e espetadores.
Tivemos, ainda, a visita especial da Coordenadora Interconcelhia Alcina Correia que cantou connosco.

Trabalho realizado pelos alunos:

quinta-feira, 17 de março de 2016

VIAGEM COM ULISSES





             

Os alunos do 6.º ano (11 equipas) realizaram um peddy paper que teve por base a obra "Ulisses" de Maria Alberta Menéres saindo do Palácio e passando pelo Barco, pelas Ninfas, pelo Mar e pela Ilha de Circe, regressando ao Palácio.Ao longo do percurso tiveram de realizar alguns desafios. O primeiro lugar foi atribuído à equipa The Misters, o 2.º foi para as equipas Sem Nome e The Champions e o 3.º lugar foi conquistado pela equipa The Heroes.

O PROJETO QUE SE TORNOU EBOOK E AUDIOLIVRO


CICLO DE CONTOS MUSICADOS - DIA 4

A integrar este ciclo de contos musicados, tivemos, hoje, "A Casinha de Chocolate" de Ana Oom para todos os alunos do Centro Escolar (pré-escolar e 1.º ciclo). 
Trabalho realizado pelos alunos:



















quarta-feira, 16 de março de 2016

EDUARDO Y EL DRAGON


A professora Etelvina e os alunos do 9.º C, B e D em colaboração com a Biblioteca Escolar narraram o conto "Eduardo y el Dragon" para as turmas do 6.ºC e 6.º B. Ainda esta semana realizarão a mesma atividade para a turma do 6.º A.


CICLO DE CONTOS MUSICADOS - DIA 3

A Semana da Leitura continua com muito entusiasmo com outra história a integrar o Ciclo de Contos Musicados "Os Ratinhos Sapateiros" da autoria de Ana Oom para todos os alunos do Centro Escolar (pré-escolar e 1.º ciclo).

Trabalho realizado pela turma 4A e C








terça-feira, 15 de março de 2016

CICLO DE CONTOS MUSICADOS - DIA 2

A Semana da Leitura teve continuidade com a segunda história do Ciclo de Contos Musicados "A Galinha dos Ovos de Oiro" da autoria de Ana Oom para todos os alunos do Centro Escolar (pré-escolar e 1.º ciclo).


Trabalhos realizados pelos alunos:







































História por Rita Gonçalves, Centro Escolar da Sequeira

Era uma vez um homem que tinha uma capoeira cheia de galinhas. Mas havia uma diferente de todas. Era uma galinha especial, mágica … Era uma galinha que punha ovos de ouro.
Todos os dias, o homem acordava bem cedo e corria para a capoeira, ansioso por ver quantos ovos de ouro ia encontrar. Mas, aquela galinha punha apenas um ovo por dia. O homem sentia-se tão feliz!
Num belo dia, ele pensou que se a galinha punha ovos de ourou poderia ter um tesouro dentro dela. Contou à esposa a sua intenção e ela achou um perfeito disparate.
No entanto, o homem continuou a insistir e a mulher acabou por deixar o marido. Ele foi à capoeira, abriu a galinha e descobriu que não havia nenhum tesouro. Saiu da capoeira e correu a contar à mulher a desgraça que tinha acontecido.
A mulher viu o marido muito triste mas ganhou coragem para lhe dizer que por ter sido tão ambicioso acabou por perder tudo.
Quem tudo quer tudo perde.

PONTO POR PONTO LÊ-SE O CONTO POR RITA GUEDES

Os alunos do 4A do Centro Escolar da Sequeira deslocaram-se à BMEL para assistir à atividade "Ponto por ponto lê-se o conto", explorando os sentidos, através do cheiro, dos sabores, dos sons e das texturas. A partir de uma história, os alunos foram conduzidos para a descoberta do mundo dos cegos e para o contacto com o sistema de escrita Braille.



LEITURA EM POESIA E EM PENSAMENTOS ...

Homenageando os livros e a leitura, a professora Lídia Costa e os alunos do 8.º A em colaboração com a Biblioteca Escolar assistiram à visualização da curta-metragem "Os Fantásticos Livros Voadores do Sr Morris Lessmore" e partilharam opiniões sobre a leitura com base em pensamentos de alguns autores.
Ainda esta semana, realizarão a atividade as turmas do 8.º B e o 8.º C.




A leitura é uma necessidade biológica da espécie. Nenhum ecrã e nenhuma tecnologia conseguirão suprimir a necessidade de leitura tradicional.
Umberto Eco

Quem não lê, não quer saber; quem não quer saber, quer errar.
António Vieira

Se apenas leres os livros que toda a gente lê, apenas podes pensar o mesmo que os outros estão a pensar.
Haruki Murakami

Como leitor, o que eu gosto é de ler e dizer, bolas, é exatamente isto que eu sinto e não era capaz de exprimir. Quando um livro me ensina a explicitar emoções que eu sinto, esse é um livro bom.
António Lobo Antunes

Ler é sonhar pela mão de outrem. Ler mal e por alto é libertarmo-nos da mão que nos conduz. A superficialidade na erudição é o melhor modo de ler bem e ser profundo.
Fernando Pessoa

(...)

HISTÓRIAS ESPECIAIS POR MENINOS ESPECIAIS - O PINÓQUIO

Com o intuito de celebrar a leitura, no âmbito do Projeto "Histórias Especiais por Meninos Especiais" as docentes de Educação Especial e alunos em colaboração com a Biblioteca Escolar dinamizaram uma espetáculo para o 2.º ciclo, tendo por base a personagem criada por Carlo Collodi, o Pinóquio. No final, os alunos que dinamizaram a sessão distribuíram marcadores alusivos à história.