O projeto Terra da Escrita é um programa multidisciplinar, iniciativa da Câmara Municipal da Guarda em parceria com as Escolas, que perspetiva a divulgação da obra de autores locais. No primeiro ano de implementação, o projeto incidirá sobre os escritores Virgílio Ferreira, Augusto Gil e Daniel Rocha, três autores de épocas diferentes.
Para além dos objetivos definidos no Plano Nacional de Leitura e noutros planos de incentivo à leitura, este projeto pretende dar a conhecer à comunidade escolar do concelho da Guarda a obra de autores com ligações à cidade, seja por nascimento ou por afetividade; sensibilizar alunos e professores para a importância do trabalho literário dos autores locais; desenvolver, junto dos alunos, laços de identificação com a vida e obra de autores locais; fomentar o sentido de pertença à comunidade da Guarda, através da língua e da literatura; estimular o espírito crítico em relação ao trabalho criativo de autores conterrâneos e dar oportunidade aos alunos de participarem em várias iniciativas que apelam à criatividade, a partir da obra de autores do distrito.
O projeto terá início no presente ano letivo, nas escolas do concelho da Guarda, com o envolvimento da Câmara Municipal, da Biblioteca Municipal, dos docentes em contexto sala de aula e das Bibliotecas Escolares que procurarão estabelecer a articulação com projetos já existentes. A implementação do projeto visa não só as escolas mas a comunidade em geral para quem estão previstas algumas ações.
Entre as atividades previstas, estão contempladas a realização de pequenas exposições itinerantes dedicadas a Vergílio Ferreira e Augusto Gil; sessões nas bibliotecas escolares com a intervenção de personalidades convidadas; tertúlias sobre obras específicas dos escritores; realização de oficinas de escrita, orientadas por Daniel Rocha e Jacinto Lucas Pires; comemorações de efemérides relacionadas com o livro, a leitura e os autores selecionados. Prevê-se ainda, e como forma de divulgação, a edição de um jornal sobre os autores e sobre o trabalho produzido nas sessões que serão dinamizadas por diversos intervenientes.
Sem comentários:
Enviar um comentário