TRADUTOR

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

27 de Janeiro: Dia do Holocausto




Dia 27 de Janeiro é o dia Mundial do holocausto. Esta palavra que designava os sacrifícios rituais religiosos, em que eram cremados plantas, animais e até humanos, passou a designar, após a 2ª Guerra Mundial, o extermínio de milhões de pessoas pelo regime nazista, fundado por Adolfo Hitler. Assim, judeus, militantes comunistas, homossexuais, ciganos, eslavos, deficientes motores, deficientes mentais… foram exterminados (gaseados e cremados) em campos de concentração, criados para tal.
A nossa biblioteca, cujo patrono é Aristides de Sousa Mendes, decidiu marcar este evento, também em homenagem à sua coragem de há setenta anos. Aristides de Sousa Mendes, contra tudo e contra todos, foi um ser HUMANO ostracizado por ajudar aqueles que fugiam da barbárie nazi. Escolheu “estar com Deus contra os homens “ em vez de “estar com os homens contra Deus”. É um exemplo de dignidade e generosidade, que não pode ser esquecido.
Por este motivo, haverá actividades em torno deste tema, nomeadamente uma exposição e a projecção de dois documentários.

1 comentário:

  1. Ver o blog Amigos de Sousa Mendes
    http://amigosdesousamendes.blogspot.com

    http://amigosdesousamendes.blogspot.com/2011/01/memoria-do-holocausto-recordado-27.html

    ResponderEliminar