quinta-feira, 30 de abril de 2015
quinta-feira, 23 de abril de 2015
DIA MUNDIAL DO LIVRO


A turma do 9.º C e a professora Etelvina Bombas narraram em espanhol a história "Al señor zorro le gustan los libros" de Franziska Biermann para os alunos do 5.º B, que ouviram, juntamente com os alunos da Educação Especial, a mesma história em português pelos alunos do 7.º C e pela professora Isabel Moreira; a turma do 5.º A e a professora Susana Milheiro fizeram uma homenagem a D. Afondo Henriques, partilhando com o 5.º C e com os alunos da Educação Especial a história do primeiro Rei de Portugal.
CONCURSO NACIONAL DE LEITURA - FASE DISTRITAL
No dia 22 abril, os alunos Rita Almeida do 7.º A, Daniel Marques do 8.º B e Vanessa Paula do 8.º C foram representar a Escola Básica Carolina Beatriz Ângelo à fase distrital do Concurso Nacional de Leitura em Almeida. A Vanessa passou a fase da escrita e foi uma das cinco finalistas que foi à prova da oralidade, tendo conquistado o 3.º lugar.
ENCONTRO COM EDITE FONSECA


No dia 21 de abril, a escritora Edite Fonseca, natural do concelho do Sabugal, distrito da Guarda, encontrou-se com os alunos do 5.º B e apresentou a sua mais recente obra Daniela e a Porta Mágica.
Com eles partilhou a sua atribulada infância assim como o seu percurso de vida que a levou para terras distantes.
PROJETO SOBE
terça-feira, 14 de abril de 2015
PROJETO SOBE

Ao longo deste mês a Biblioteca Escolar Aristides de Sousa Mendes da Escola Básica Carolina Beatriz Ângelo, deslocar-se-á às escolas de Alfarazes, Rapoula, Pêra do Moço, Rochoso, Casa de Trabalho Jesus Maria e José, Castanheira e Carpinteiro para a dinamização de uma sessão de leitura no âmbito do projeto SOBE. A atividade será dinamizada também no Centro escolar da Sequeira.
LAÇO AZUL
sexta-feira, 10 de abril de 2015
DIA DA POESIA
Com o intuito de assinalar o dia da poesia.
coincidente com a interrupção letiva, o Grupo de Português e a Biblioteca
Escolar reuniram-se na comemoração da data a 9 de abril. Ao longo do dia, os
alunos vestiram t-shirts brancas com motivos alusivos à temática e juntamente
com os professores recitaram e ouviram recitar poesias de autores vários,
inclusive de autores regionais no âmbito do projeto Terras da Escrita.
Os alunos produziram poesias coletivas com base no modelo do "cadavre
exquis" do surrealismo francês.As estrelas brilham no céu.
Voavam lindas fadas
pelo céu azul
como estrelas cintilantes.
Eram deslumbrantes.
Coisa tão bonita nunca tinha visto
antes.
Pareciam estrelas dançantes.
6.º C
As estrelas brilham no céu.
Quando neva o céu está branco.
Branco de medo está o menino.
O menino é alegre.
Alegre está o pássaro a cantar.
Cantar é bonito.
Bonito é estar na praia a apanhar banhos
de sol.
O sol é frio no inverno.
O inverno é bom para fazer bonecos de
neve.
6.º C
As estrelas brilham no céu
O céu tem muitas nuvens.
As nuvens são cinzentas.
Cinzentas são as nuvens.
Nuvens carregadas.
Carregadas de limão.
O limão é amarelo.
Amarelo como o sol.
Educação Especial
A primavera é a estação das flores.
As flores são bonitas.
São como borboletas de várias cores.
São algumas das que estão no arco-íris.
O arco-íris tem sete cores.
A minha cor preferida é o amarelo.
Amarelo como um marmelo.
O Marmelo é maluco.
Maluco é o rapaz que só faz asneiras.
Asneiras dizem-se nas feiras.
As feiras são locais onde se vendem
produtos.
Os produtos que os feirantes vendem.
Vendem o leite vindo das vacas dos
Açores, fresquinho como o ar.
O ar que está por todo o lado.
5.º B e 6.º A
A primavera é a estação das flores.
Flores existem no jardim de várias
cores.
As cores têm muitos sabores.
Todos estes sabores parecem lindas
cores.
As cores do arco-íris como as das
flores.
As flores pintam tão bem com as suas
cores.
O verde é a cor da esperança.
Quem tem esperança tem confiança.
Confiança em si mesmo.
É mesmo bonito.
Há umas coisas mais bonitas que outras.
Não utilizes essas meias, utiliza
outras, senão cais.
5.º B e 6.º A
A primavera é a estação das flores.
As flores são coloridas, como a família
com quem vivemos e falamos.
Por vezes, falamos muito e não dizemos
nada de jeito,
por isso, às vezes é melhor estarmos
calados.
Dizemos coisas sem saber.
As flores são bonitas.
Bonitas são as meninas
lindas de cabelos loiros,
olhos azuis, de cara pintada, bem
arranjadas e muito simpáticas.
5.º B e 6.º A
O mar ondula suavemente e marulha.
A areia dourada reflete o sol.
O sol brilha até mais não.
Não entendo porque não vejo bem.
Bem ao longe vi um barco.
O marinheiro comandava no convés.
O marinheiro gostava do convés pois
tinha lá um tesouro.
O tesouro estava numa ilha estranha e
perigosa.
O marujo fez uma viagem perigosa à
procura do tesouro.
Um tesouro de ouro.
De ouro é o meu tesouro.
Um tesouro estava numa ilha deserta
sem pessoas nem animais domésticos como
os gatos.
Há várias espécies de gatos.
Gosto muito de gatos.
Sou alérgica a gatos.
Os gatos fazem boa companhia.
5.º A
Fiz um castelo de areia.
Na praia, comi um biscoito com geleia.
O Marco cheira mal da meia.
O João sentou-se numa grande cadeira.
O João tem um cão.
Eu tinha um balão
O balão do João caiu no caldeirão.
A bruxa fez uma poção no seu caldeirão
preto.
Preto ou branco não importa pois somos
todos iguais de coração.
Gosto muito de brincar com o meu irmão.
Com ele, depois de almoçar, comi um
melão.
O melão caiu no chão.
Eu parti a mesa com uma cadeira.
Fui à feira.
6.º B e 7.º B
Fiz um castelo de areia.
A areia é fria e suave, faz-nos sentir leves e alegres.
O mar enrola na areia.
O céu é tão grande como uma baleia.
Quando venho do mar calço a minha meia.
O mar é tão bonito quando enrola na areia.
A areia parece um campo de aveia.
Gosto muito de brincar na areia.
Na areia vi uma baleia.
Na cadeira deixei a meia,
enquanto via a Gata Borralheira,
comendo papas de aveia
e uma banana da bananeira.
Depois, virei freira.
Depois, virei freira.
6.º B e 7.º B
Subscrever:
Mensagens (Atom)













