TRADUTOR

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

ATIVIDADE ONLINE - AS CRÓNICAS DE SPIDERWICK

Decorreu, hoje, no intervalo da manhã, o passatempo alusivo "Às Crónicas de Spiderwick" disponível na ferramenta Kahoot. Após a participação, saiu vencedor o aluno Diogo Abadesso.

ENCONTRO COM CARLOS ALBERTO SILVA

As turmas de 5.º ano estiveram com o professor e escritor Carlos Alberto Silva que apresentou a sua mais recente obra, a "Cinta do Seareiro". Para além desta lenda de lobisomens foram partilhadas outras lendas do distrito da Guarda, indo ao encontro das tradições do conto de histórias. 

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

A CINTA DO SEAREIRO

Com o intuito de preparar a receção do escritor Carlos Alberto Silva, os alunos do 5.º ano ouviram a história  "A Cinta do Seareiro" envolta em superstições e crenças populares. 
Amanhã, muitas outras histórias surgirão!

CORRE CORRE CABACINHA

    
A narração de histórias é um hábito muito antigo e na sua origem está uma tradição oral que possibilitou a passagem de muitas histórias de geração em geração, possibilitando o registo e fazendo-as chegar aos nossos dias. Foi o que aconteceu com o conto popular "Corre corre cabacinha" que hoje chegou, pelas palavras de Alice Vieira, Eva Mejuto e Aldolfo Coelho às crianças do 1.º ano. Dada a sua natureza oral, esta história apresenta várias versões. Após a apresentação das três versões, foi solicitado às crianças a separação de imagens em função de cada versão para que recontassem cada uma delas.

terça-feira, 18 de outubro de 2016

DIA DA ALIMENTAÇÃO

As turmas do 5.º D, 6.º C e 6.º D aprenderam com a família Bisnau tudo aquilo que não devemos fazer se pretendemos ter uma vida saudável. 
Não devemos comer em demasia, não devemos abusar dos doces e das gorduras, não devemos comer muito depressa. 
O correto será comer pouco e várias vezes ao dia; selecionar os alimentos, evitando os doces e as gorduras; comer devagar, mastigando bem os alimentos; beber água; fazer exercício físico e adotar algumas regras de boa educação.

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

MEMÓRIAS DE UM LOBO MAU

Ao longo do mês de outubro, as crianças de 2.º, 3.º e 4.º anos passarão pela BE para ouvir as lamentações do Lobo Mau que anda desencantado com a sua vida rotineira. Cada vez que um menino abre o livro tem de correr para o bosque, esperar o Capuchinho Vermelho, comer a avó e deixar que lhe abram a barriga. 
Decide fugir à procura de aventura. Uma vez na cidade, invertem-se os papéis: o temível Lobo Mau, o terror da floresta, torna-se uma presa assustada que, com o rabinho entre as pernas, regressa ao enredo da história. 
As crianças foram convidadas e continuar a história e a conceder uma nova vida ao Lobo Mau.

terça-feira, 11 de outubro de 2016

CAÇA AO LIVRO

Ao longo do mês de outubro, os alunos do 2.º e 3.º ciclos passarão pela Biblioteca Escolar para uma Caça ao Livro. 
Da caixa retiram uma adivinha. Cada adivinha conduz a um livro/ autor que terão de encontrar nas estantes da Biblioteca. Após terem encontrado o livro, selecionarão um excerto e partilhá-lo-ão com a turma.