sábado, 18 de junho de 2016
HISTÓRIAS DA AJUDARIS! - DELÍCIA DE PÊSSEGO
Uma vez mais, a história criada pelos alunos do 6.º B da Escola Básica Carolina Beatriz Ângelo foi selecionada para integrar o livro Histórias da Ajudaris 2016 e para ser ilustrada por um profissional da área da ilustração.
O tema deste ano era a alimentação e a turma criou a história intitulada "Delícia de Pêssego!".
Para mais informação clique aqui.
CONTOS E MAIS CONTOS ... OS TRÊS URSOS
A Biblioteca Escolar encerrou o ano letivo com as crianças do pré-escolar, juntamente com "Os Três Ursos" de Marisa Nuñez.
As crianças concluíram que devemos respeitar o espaço dos outros. Não devemos entrar numa casa sem ser convidados; não devemos mexer nem estragar o que não é nosso e muito menos usarmos o que é dos outros sem autorização.
Por fim, as crianças fizeram uma ponteira para o lápis, unindo as diferentes partes que compõem a cabeça do urso.
terça-feira, 7 de junho de 2016
O MOCHO VAI DE FÉRIAS
A Biblioteca Escolar desejou umas boas férias aos alunos do 1.º ciclo, contando-lhes a história "O Mocho vai de Ferias" de Ulf Shark. Aproveitando o momento da despedida, alertou para valores como a amizade, o respeito pelo outro, a importância da aprendizagem e a relevância da obediência. Com o mocho aprenderam que todos somos diferentes, que "nem todos sabem fazer a mesma mas todos sabem fazer alguma coisa".
quinta-feira, 2 de junho de 2016
O MUNDO ENCANTADO DA MATEMÁTICA


O Dia Aberto decorreu com imensas atividades e a Escola Básica Carolina Beatriz Ângelo foi visitada por muitas crianças e professores que assistiram a várias atividades e circularam na escola por diversos ateliês.
A Biblioteca Escolar e as docentes de Matemática dinamizaram um peddy paper intitulado “O Mundo Encantado da Matemática”. As 12 equipas inscritas do 3.º ciclo realizaram vários
desafios que mostraram que Matemática e Literatura podem estar
associadas e até pode ser bastante divertido.
PROJETO MUSICAR POEMAS
O Projeto resultou de um processo de articulação entre a Biblioteca Escolar, as disciplinas de Português e de Educação Musical. O trabalho desenvolvido ao longo dos 2.º e 3.º períodos foi apresentado no Dia Aberto, 2 de junho, para a Comunidade Escolar com o título de “Recital Poético”.
Em português, os alunos trabalharam as poesias "A Bela
Infanta" e a "Nau Catrineta" do Cancioneiro de Almeida Garrett,
posteriormente musicaram-nas no âmbito da disciplina de Educação Musical, sendo
o guarda-roupa da responsabilidade da professora de Educação Visual e Educação
Tecnológica.
As poesias e as melodias ("Ay Linda Amiga" de
autor anónimo sec. XVI) que foram apresentadas pelo 6.º B inserem-se na época
histórica dos Descobrimentos, que trouxe a Portugal muitas riquezas e muitas
vitórias, contudo do ponto de vista sentimental, com a ausência de familiares
próximos, potenciou aquilo que designamos de saudade.
Os alunos do 6.º A apresentaram um tema que simboliza a presença portuguesa que se
espalhou pelos quatro cantos do mundo durante a Época dos Descobrimentos
"A Queda do Império" de Vitorino.
Concluímos este recital com "O Carnaval dos
Animais" do compositor francês Camille Saint-Saëns de caráter humorístico.
Esta característica da peça levou-o a impedir a publicação da sua obra na
totalidade enquanto vivesse pois receava perder credibilidade enquanto
compositor. Assim, serviu apenas para divertimento de seus amigos em privado,
deixando em testamento que fosse publicada apenas após a sua morte.
Subscrever:
Mensagens (Atom)



