sábado, 30 de abril de 2016
quinta-feira, 28 de abril de 2016
HISTÓRIA COM RECADINHO
No âmbito da Educação Literária proposta nas Metas Curriculares, os alunos do 4.º ano assistiram a uma atividade que teve por base "História com Recadinho" de Luísa Dacosta.
Os alunos conheceram uma bruxinha alegre e bondosa que nasceu num mundo de escuridão e que só queria fazer o bem e ter amigos. Contudo, é alvo do preconceito dos homens.
História que alerta para a importância do interior em detrimento do exterior.
A atividade culminou com um jogo que exigia a associação de partes de frase, resultando no resumo da história.
Os alunos conheceram uma bruxinha alegre e bondosa que nasceu num mundo de escuridão e que só queria fazer o bem e ter amigos. Contudo, é alvo do preconceito dos homens.
História que alerta para a importância do interior em detrimento do exterior.
A atividade culminou com um jogo que exigia a associação de partes de frase, resultando no resumo da história.
terça-feira, 26 de abril de 2016
HISTÓRIAS ESPECIAIS POR MENINOS ESPECIAIS
No âmbito do Projeto Histórias Especiais por Meninos Especiais, os alunos produziram a história "O Rapto no Vale das Neves" que foi, posteriormente gravada.
Há muitos muitos anos, uma menina chamada Inês queria encontrar o pai, porque tinha saudades dele. O pai, o senhor Pedro, que era bombeiro, tinha ido para um país distante, no Vale das Neves.
A meio do caminho, a Inês encontrou um homem com um grande saco azul que a agarrou, a raptou e a levou para o Vale das Neves, prendendo-a no seu iglu.
O senhor Pedro, sabendo do rapto da filha, teve que ir à sua procura. Entretanto, recebeu um telefonema do ladrão, que lhe disse que tinha a sua menina. Muito aflito, sem saber como ajudar a filha, perguntou ao raptor o que ele queria.
- Eu quero mil euros em troca da tua filha – respondeu o raptor.
- Onde podemos fazer a troca? – perguntou o pai desesperado.
- Leva o valor combinado e dirige-te ao senhor do Café Atual. Entrega-lhe a mala. – ordenou o raptor.
O Pai da menina entregou a mala ao senhor do café, o senhor António, e perguntou-lhe como podia recuperar a sua filha.
- Não sei! – disse o senhor António.
O pai da menina sentou-se no café à espera que alguém viesse buscar a mala. De repente, vê um senhor aproximar-se e levar a mala. Levantou-se de imediato e foi conversar com ele.
- Onde está a minha filha? – perguntou o pai muito nervoso e muito apavorado.
- Acompanha-me até ao carro! – ordenou.
O pai acompanhou o ladrão até ao carro e viu a sua filha lá dentro. Entretanto, ouviam-se as sirenes da polícia, pois o pai já os tinha alertado sobre o rapto.
Assim que a menina viu o pai, saiu do carro e correu para os braços dele. Oxalá que tudo lhe corra bem e a nós também.
Há muitos muitos anos, uma menina chamada Inês queria encontrar o pai, porque tinha saudades dele. O pai, o senhor Pedro, que era bombeiro, tinha ido para um país distante, no Vale das Neves.
A meio do caminho, a Inês encontrou um homem com um grande saco azul que a agarrou, a raptou e a levou para o Vale das Neves, prendendo-a no seu iglu.
O senhor Pedro, sabendo do rapto da filha, teve que ir à sua procura. Entretanto, recebeu um telefonema do ladrão, que lhe disse que tinha a sua menina. Muito aflito, sem saber como ajudar a filha, perguntou ao raptor o que ele queria.
- Eu quero mil euros em troca da tua filha – respondeu o raptor.
- Onde podemos fazer a troca? – perguntou o pai desesperado.
- Leva o valor combinado e dirige-te ao senhor do Café Atual. Entrega-lhe a mala. – ordenou o raptor.
O Pai da menina entregou a mala ao senhor do café, o senhor António, e perguntou-lhe como podia recuperar a sua filha.
- Não sei! – disse o senhor António.
O pai da menina sentou-se no café à espera que alguém viesse buscar a mala. De repente, vê um senhor aproximar-se e levar a mala. Levantou-se de imediato e foi conversar com ele.
- Onde está a minha filha? – perguntou o pai muito nervoso e muito apavorado.
- Acompanha-me até ao carro! – ordenou.
O pai acompanhou o ladrão até ao carro e viu a sua filha lá dentro. Entretanto, ouviam-se as sirenes da polícia, pois o pai já os tinha alertado sobre o rapto.
Assim que a menina viu o pai, saiu do carro e correu para os braços dele. Oxalá que tudo lhe corra bem e a nós também.
segunda-feira, 25 de abril de 2016
sábado, 23 de abril de 2016
quinta-feira, 21 de abril de 2016
CONTOS E MAIS CONTOS ... A MONSTRA
As crianças do JI do Centro Escolar da Sequeira assistiram a mais uma sessão de conto de histórias.
O Doutor Pensador, a Doutora Cabeleira Cabeluda, a Doutora Dentola e a Doutora Pé Grande assustavam-se com a Monstra porque não conseguiram ver o seu interior, dando importância apenas ao aspeto físico.
Foi o Doutor Risada quem viu a doçura no olhar da Monstra e, assim, as crianças perceberam que a verdadeira beleza está dentro de nós.
CAMPANHA LAÇO AZUL - 5.º ANO
Os alunos de 5.º ano têm passado pela Biblioteca Escolar, na sequência da colaboração com a CPCJ e com o Programa de Educação para a Saúde, para conhecerem "O Coelhinho Branco que queria viver em paz" de Johanne Jalifour e Sébastien
Guy. Esta fábula revela como se sentem as vítimas e que estratégias podem adotar no pedido de socorro, pois há sempre alguém próximo e de confiança que se importa e pronto a ajudar.
Subscrever:
Mensagens (Atom)

