TRADUTOR

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

MENINO RECOMPENSADO


No dia 26 de novembro, os alunos do 4.º ano ouviram a história de um menino que por amor à mãe se aventurou pelo mundo em busca da planta da vida para a curar, deixando a vigiá-la a Fada do Bem. O menino enfrentou muitos perigos e ultrapassou muitos obstáculos, revelando sempre a bondade existente no seu coração e o amor ao próximo, provando que a coragem, a paciência e a persistência são características fundamentais para alcançar objetivos.

DIA NACIONAL DA CULTURA CIENTÍFICA

No dia 24 de novembro, no âmbito do Dia Nacional da Cultura Cientifica, iniciou-se, para todas as turmas de 3.º ciclo, a atividade Rómulo de Carvalho versus António Gedeão com o intuito de mostrar a personalidade de um homem das letras que também foi um homem da ciência.

A sua poesia reflete o seu amor pela vida, pela defesa dos valores humanos, pela poesia, pela ciência e pela História de Portugal. Estas características estão presentes em várias poesias mas foram selecionadas para o efeito A Pedra Filosofal, Lágrima de Preta, Poema da Malta das Naus e Arma Secreta que foram recitados pelos alunos que também assistiram à audição das versões musicadas por Manuel Freire das três primeiras poesias citadas.

ENCONTRO COM LUÍSA DUCLA SOARES E DANIEL COMPLETO

No dia 23 de novembro, os alunos do 1º ciclo do nosso Agrupamento assistiram ao encontro com Luísa Ducla Soares e Daniel Completo. Durante as sessões, Daniel Completo cantou poemas de Luísa Ducla Soares e encantou todos os que participaram no encontro. A escritora respondeu às curiosidades dos mais pequenos! Os alunos também quiseram fazer uma surpresa e cantaram A Pulga  e o Piolho.  Mais um dia repleto de diferentes leituras!


sexta-feira, 20 de novembro de 2015

A ARCA DO TESOURO







Os alunos do 3.º ano ouviram o conto musical de Alice Vieira que reflete a vida em família e os seus constrangimentos. Maria sofria com "a voz de inverno" do pai e da mãe, sempre apresados. Com a avó era sempre verão.

Ouviram e cantaram a canção:


Ou se tem chuva e não se tem sol
Ou se tem sol e não se tem chuva
Ou se calça a luva e não se põe o anel
Ou se põe o anel e não se calça a luva
Quem sobe nos ares não fica no chão
Quem fica no chão não sobe nos ares
É uma grande pena que não se possa estar
Ao mesmo tempo nos dois lugares
Ou guardo o dinheiro e não compro o doce
Ou compro o doce e gasto o dinheiro
Ou isto ou aquilo, ou isto ou aquilo
E vivo escolhendo o dia inteiro
Não sei se brinque, não sei se estudo
Se saio correndo ou fico tranquilo
Mas não consegui entender ainda
Qual é melhor se é isto ou aquilo
Se é isto ou aquilo, ou isto ou aquilo


Canção cantada por Manuela Azevedo do grupo “Clãs”

A GIRAFA QUE COMIA ESTRELAS







Os alunos do 2.º ano conheceram Olímpia, a girafa que comia estrelas e procurava anjos nas nuvens. Um dia, encontrou uma galinha-do-mato, a Dona Margarida, com quem solucionou um problema na savana, salvando todos os animais. As crianças tiveram oportunidade de recontar a história.

NÃO VI VELHA NEM VELHINHA ...

Os alunos do 1.º ano conheceram a velha de Alice Vieira de Corre, corre cabacinha, que inteligentemente escapou ao lobo esfomeado. 
Como quem conta um conto acrescenta um ponto, ouviram também a versão de Eva Mejuto e de Adolfo Coelho, que nos apresenta uma velha pouco prudente.