Os alunos do 4.º ano de escolaridade, noâmbito da Educação Literária das Metas Curriculares assistiram à narração da história "O Beijo da Palavrinha" de Mia Couto compadecendo-se com a vida de Maria Poeirinha, uma "menina que nunca tinha vista o mar" e que "tinha sonhos pequenos". No leito de morte, na impossibilidade de ir ver o mar o irmão Zeca Zonzo fá-la "ler" o mar.
Uma menina que se libertou da pobreza, da fome e da doença pela morte, sendo "beijada pelo mar. E se afogou numa palavrinha".
Os alunos do 3.º ano de escolaridade, noâmbito da Educação Literária das Metas Curriculares assistiram à dramatização das peças "A Carochinha" com recurso ao avental de histórias e d' "O Freguês Caloteiro" com recurso aos robertos in Robertices de Luísa Dacosta.
Divertiram-se com a determinada Carochinha e com o freguês pelintra.