TRADUTOR

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

CONCURSO DE MARCADORES

Está a decorrer, no Centro Escolar da Sequeira, ao longo de todo o mês de novembro, um concurso de marcadores.



EU QUERIA SER PAI NATAL ...



Com o intuito de preparar a receção do cantor e escritor Daniel Completo, as crianças do pré-escolar ouviram, repetiram e memorizaram a canção:



Eu queria ser Pai Natal
e ter um carro com renas 
para pousar nos telhados 
mesmo ao pé das antenas.

Descia com o meu saco
ao longo da chaminé
carregado de brinquedos
devagar, pé ante pé.

Eu queria ser Pai Natal
e ter um carro com renas 
para pousar nos telhados 
mesmo ao pé das antenas.

Em cada casa trocava 
um sonho por um presente,
mas que profissão mais bonita
fazer a gente contente.

Eu queria ser Pai Natal
e ter um carro com renas 
para pousar nos telhados 
mesmo ao pé das antenas.

É o Pai Natal 
que vem a chegar.

HISTÓRIAS ESCRITAS NA CARA


Com o intuito de preparar a receção à escritora Isabel Zambujal, os alunos de 1.º ciclo do Centro Escolar da Sequeira assistiram à narração de Histórias Escritas na Cara, conhecendo o quantas histórias o rosto da avó Joaquina tem para contar.
Cada marca do rosto conta uma história que encanta a menina Clara: a história das amoras silvestres, do tremor de terra, do incêndio, da macaca ... um sem número de memórias.

ARCA DO TESOURO

Os alunos do 3.º ano, no âmbito da educação literária proposta pelas Metas Curriculares de português, assistiram à narração do conto A Arca do Tesouro de Alice Vieira. Constataram o quanto as vicissitudes da vida podem afetar o ambiente familiar e condicionar as relações entre pais e filhos e como os avós podem ter um papel conciliador.
Maria recebeu uma arca do tesouro pronta a receber todos os seus segredos e desabafos.


sexta-feira, 14 de novembro de 2014

UMA FLOR CHAMADA MARIA

Os alunos de 2.º ano do Centro Escolar da Sequeira assistiram à narração da história de Maria Flor, a história da menina Maria que quis ser flor.
Conheceram Maria Flor e também o Chim, o Cão, a Rã, o Boi e o Pau. Com estes personagens, um tipo pintalgado, um pouco de poesia e alguns trava-línguas brincaram com as letras e as palavras.

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

CORRE CORRE CABACINHA ...

Os alunos do 1.º ano do Centro Escolar da Sequeira assistiram ao conto de três versões da mesma história: Corre, Corre Cabacinha de Alice Vieira, A Velha e os Lobos de Adolfo Coelho e Corre, Corre Cabacinha de Eva Mejuto. 
Após o contacto com as três versões, os alunos identificaram semelhanças e diferenças entre elas, inferindo as características inerentes à origem dos contos tradicionais: a vertente oral. 
Verificaram que a base da história permanece (a velha, o lobo, a cabaça, uma festa de família, o coadjuvante da velha, a tentativa da velha em escapar ao lobo, a lengalenga), contudo cada autor lhe dá um cunho pessoal, como quem diz quem conta um conto acrescenta um ponto.

Não vi velha, nem velhinha
Não vi velha, nem velhão
Corre, corre cabacinha
Corre, corre cabação.