TRADUTOR

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

RONDA DE CONTOS

Dia 23 de Novembro os alunos do 3º ano do Centro Escolar da Sequeira puderam assistir à atividade “Ronda de Contos”, dinamizada pela BMEL (Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço). Esta atividade insere-se no Projeto “Ler para ser” e tem por objetivo essencial motivar os pequeninos para a leitura. Opinamos que o objectivo foi plenamente atingido se julgarmos pelo interesse manifestado pelos alunos que queriam mais e mais. Haverá mais, sim, no próximo mês!

terça-feira, 6 de novembro de 2012

EXPOSIÇÃO "HISTÓRIA DO LIVRO"

A exposição tendo por tema " A história do Livro" decorreu com êxito. Todos os alunos do 2º e 3º ciclo puderam visitá-la acompanhados pelo seu professor de História ou de Língua Portuguesa. Deixamos neste blog algumas lembranças fotográficas.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

EXPOSIÇÃO HISTÓRIA DO LIVRO

A palavra “biblioteca” que tem a sua origem do grego “biblíon” (livro) e teke (caixa, depósito) significa depósito de livros. Desde cedo, essa palavra passou a designar o local onde se armazenavam livros. No entanto, nem sempre foram livros os materiais que preenchiam as bibliotecas. Historicamente, os suportes para a informação variavam de formato seguindo o avanço tecnológico alcançado pelo homem. Assim, foram usados materiais como argila, rolos de papiro e pergaminho para registar informações. A história do livro está intrinsecamente ligada à história das bibliotecas. O livro e a sua história é o tema da exposição que vai decorrer na nossa biblioteca escolar de 29 a 31 de outubro de 2012, no âmbito do Mês Internacional da Bibliotecas Escolares. Não percam pois é muito interessante!

LIVRO DIGITAL "NOS E OS RISCOS" - BMEL

Dias 11 e 12 de outubro de 2012, a Biblioteca Municipal da Guarda ( BMEL) proporcionou ao nosso agrupamento uma atividade de grande interesse: a apresentação do livro digital"Nós e os riscos".Este pequeno livro, elaborado pela Proteção Civil da Guarda, tem por objetivo alertar-nos para os riscos diversos a que podemos estar sujeitos desde incêndios, inundações, temporais...À medida que o lemos ficamos a saber como atuar para proteger-nos.Aqui deixamos algumas recordações.

terça-feira, 8 de maio de 2012

VISITA DE ESTUDO À BMEL

Dia 4 de maio, pelas 14.30, os alunos do 9º ano deslocaram-se à Biblioteca Municipal afim de conhecer todas as potencailidades que esta lhes pode oferecer. Além da visita guiada habitual à parte de leitura, consulta bibliográfica e ocupação de tempos livres, os alunos ainda puderam visitar os bastidores da biblioteca. Deixamos algumas fotografias para não esquecer.

terça-feira, 10 de abril de 2012

SEMANA DA LEITURA

De 19 a 23 de março decorreu, na nossa escola, a Semana da Leitura. Várias atividades foram levadas a cabo. Dois momentos especiais a assinalar, no entanto: a representação da peça de teatro "Xau Xau o lobo "mau" e o Dia da Poesia em que participaram alunos e professores do Conservatório de Música da Guarda. Momentos de cultura imprescindíveis e inesquecíveis. Juntamos algumas fotografias

quarta-feira, 7 de março de 2012

SEMANA DA LEITURA

Este ano letivo, a Semana da Leitura ocorrerá de 19 a 23 de março de 2012. Muitas atividades estão programadas: um concurso de ortografia "Só Letras",a apresentação de uma peça de teatro aos alunos do 2º ciclo da escola sede e aos alunos do pré-escolar e do 1º ano do Centro Escolar da Sequeira. Esta peça de teatro será apresentada pelos alunos do 5º B e tem por título: "O lobo "mau" Xau-Xau". O Dia da Poesia também decorrerá na biblioteca escolar dia 21 de março e contará com a participação dos alunos de Língua Portuguesa, inglesa, espanhola e francesa. Na parte da manhã, teremos o prazer de receber alunos do Conservatório da Guarda que tocarão algumas peças musicais para marcar este evento. Convidamos os elementos da comunidade educativa a assistir.