A exposição tendo por tema " A história do Livro" decorreu com êxito. Todos os alunos do 2º e 3º ciclo puderam visitá-la acompanhados pelo seu professor de História ou de Língua Portuguesa. Deixamos neste blog algumas lembranças fotográficas.
terça-feira, 6 de novembro de 2012
quinta-feira, 25 de outubro de 2012
EXPOSIÇÃO HISTÓRIA DO LIVRO
A palavra “biblioteca” que tem a sua origem do grego “biblíon” (livro) e teke (caixa, depósito) significa depósito de livros. Desde cedo, essa palavra passou a designar o local onde se armazenavam livros. No entanto, nem sempre foram livros os materiais que preenchiam as bibliotecas. Historicamente, os suportes para a informação variavam de formato seguindo o avanço tecnológico alcançado pelo homem. Assim, foram usados materiais como argila, rolos de papiro e pergaminho para registar informações. A história do livro está intrinsecamente ligada à história das bibliotecas.
O livro e a sua história é o tema da exposição que vai decorrer na nossa biblioteca escolar de 29 a 31 de outubro de 2012, no âmbito do Mês Internacional da Bibliotecas Escolares. Não percam pois é muito interessante!
LIVRO DIGITAL "NOS E OS RISCOS" - BMEL
Dias 11 e 12 de outubro de 2012, a Biblioteca Municipal da Guarda ( BMEL) proporcionou ao nosso agrupamento uma atividade de grande interesse: a apresentação do livro digital"Nós e os riscos".Este pequeno livro, elaborado pela Proteção Civil da Guarda, tem por objetivo alertar-nos para os riscos diversos a que podemos estar sujeitos desde incêndios, inundações, temporais...À medida que o lemos ficamos a saber como atuar para proteger-nos.Aqui deixamos algumas recordações.
terça-feira, 8 de maio de 2012
VISITA DE ESTUDO À BMEL
Dia 4 de maio, pelas 14.30, os alunos do 9º ano deslocaram-se à Biblioteca Municipal afim de conhecer todas as potencailidades que esta lhes pode oferecer. Além da visita guiada habitual à parte de leitura, consulta bibliográfica e ocupação de tempos livres, os alunos ainda puderam visitar os bastidores da biblioteca. Deixamos algumas fotografias
para não esquecer.
terça-feira, 10 de abril de 2012
SEMANA DA LEITURA
De 19 a 23 de março decorreu, na nossa escola, a Semana da Leitura. Várias atividades foram levadas a cabo. Dois momentos especiais a assinalar, no entanto: a representação da peça de teatro "Xau Xau o lobo "mau" e o Dia da Poesia em que participaram alunos e professores do Conservatório de Música da Guarda. Momentos de cultura imprescindíveis e inesquecíveis.
Juntamos algumas fotografias
quarta-feira, 7 de março de 2012
SEMANA DA LEITURA
Este ano letivo, a Semana da Leitura ocorrerá de 19 a 23 de março de 2012.
Muitas atividades estão programadas: um concurso de ortografia "Só Letras",a apresentação de uma peça de teatro aos alunos do 2º ciclo da escola sede e aos alunos do pré-escolar e do 1º ano do Centro Escolar da Sequeira. Esta peça de teatro será apresentada pelos alunos do
5º B e tem por título: "O lobo "mau" Xau-Xau".
O Dia da Poesia também decorrerá na biblioteca escolar dia 21 de março e contará com a participação dos alunos de Língua Portuguesa, inglesa, espanhola e francesa. Na parte da manhã, teremos o prazer de receber alunos do Conservatório da Guarda que tocarão algumas peças musicais para marcar este evento.
Convidamos os elementos da comunidade educativa a assistir.
quinta-feira, 1 de março de 2012
PEQUENOS AUTORES
Era uma vez há muitos muitos anos no céu um anjo chamado Gabriel que tinha muitos amigos. Todos os dias ele e outros anjos brincavam e divertiam-se a valer.
Mas um dia, o Gabriel sentiu-se muito triste, sentou-se numa nuvem e o anjo Serafim (o mais velho e mais sábio) que passava por ali, perguntou-lhe:
- Olá. O que é que tens? Porque estás tão triste?
-É que sabes Serafim eu adoro o Natal, mas gostava de poder fazer o que as crianças lá em baixo fazem: comer guloseimas, enfeitar árvores a casa, brincar na neve e trocar presentes. É que cá em cima é impossível fazer isso e isso também faz parte do Natal. – Contou o Rafael.
O anjo Serafim pensou durante um bocadinho e de seguida disse:
- Olha, eu vou deixar-te ir á terra mas só por um dia. Assim poderás fazer o que todas as crianças fazem no Natal e assim podes aproveitar para lhes perguntar o que querem para o Natal.
E assim foi… O pequeno anjo Gabriel voou até à terra onde comeu todo o tipo de guloseimas que lhe apeteceram e onde brincou com todas as crianças até não poder mais com o cansaço.
E naturalmente não se esqueceu do que elas desejavam para o Natal.
Quando voltou para o céu, o Gabriel estava radiante mas nem de sonhos imaginava o que o esperava. Todos os seus amigos anjos tinham-lhe feito uma surpresa, tinham pendurado luzes de Natal coloridas por todo o lado e em coro cantavam as mais conhecidas músicas de Natal.
O Gabriel ficou tão contente com o ato dos seus amigos que não conseguia parar de saltar e dançar.
No dia seguinte Serafim e Gabriel foram dar uma ajuda ao Pai Natal, todos ficaram surpreendidos, pois receberam exactamente todos os presentes que haviam pedido.
E Gabriel ficou muito contente, pois ajudou o Pai Natal e fez o que ele mais queria.
Rodrigo Matias, 5º B
Rodrigo Matias, 5º B
Subscrever:
Mensagens (Atom)



